segunda-feira, 9 de julho de 2018

Um Resumo da Solução de Paulo para Divisões


Um Resumo da Solução de Paulo para Divisões

Em resumo, a solução do Apóstolo para a divisão em uma assembleia local é a seguinte.

  • Ter uma visão correta de nós mesmos – entendendo que nós não somos nada. Precisamos ver a carne em nós e Cristo em nossos irmãos (cap. 3:18).
  • Ter uma visão correta da sabedoria do mundo – entendendo que ela não é nada. Sabendo disso, não queremos dar a ela um lugar na assembleia (cap. 3:19–20).
  • Ter uma visão correta daqueles que ministram a Palavra – entendendo que eles não são nada. Portanto, devemos ter cuidado para não colocá-los em pedestais e nos gloriarmos neles (cap. 3:21-4:5).
  • Imitar a conduta de humildade e abnegação dos apóstolos porque eles procuravam não ser nada para que Cristo pudesse ser tudo (cap. 4:6-21).


Capítulos 4:18-20 –  Paulo encerra com uma palavra para aqueles que supostamente fazem o contrário. Ele previu que haveria resistência as suas correções. Tendo a razão e a cura da divisão claramente expostas diante deles, os Coríntios eram responsáveis por seguirem as instruções que o Apóstolo lhes havia dado. Se houvesse aqueles que não dessem ouvidos ao seu conselho, imaginando que estas eram apenas palavras inúteis, Paulo advertiu que teria de ir a eles em julgamento, e então conheceriam não apenas sua “palavra”, mas também seu “poder” apostólico. Ele os lembra de que o reino de Deus não é caracterizado por palavras, mas pelo poder moral e espiritual. Ele disse: “Que quereis?” A escolha era deles. Se eles escolhessem negligenciar sua solução para a divisão, seria forçado a ir a eles em julgamento para corrigir os problemas em seu meio.
Capítulo 4:6-8 é uma repreensão por estar “inchado”.
Capítulo 4:9-16 é um exemplo de não estar “inchado”.
Capítulo 4:17-20 é uma advertência para aqueles que estão “inchados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário