quinta-feira, 12 de julho de 2018

3) “Manifestações Espirituais” Verdadeiras Não Estarão Concentradas em um só Homem (Cap. 12:7-10)


3) Manifestações Espirituais Verdadeiras Não Estarão Concentradas em um só Homem
(Cap. 12:7-10)

Vs. 7-10 – O terceiro grande princípio de ministério na assembleia é que Cristo distribuiu dons pelo Espírito aos vários membros de Seu corpo, e esses dons não são todos detidos por um único homem. O apóstolo diz: “Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro...”. É perfeitamente claro a partir disso que um homem não tem todos os dons. Isso significa que a assembleia precisa de mais de um homem para ministrar, se for para obter o benefício dos dons em seu meio. A assembleia precisa participação no ministério da Palavra de todos os que têm um dom para isso.
O versículo 7 diz: “a manifestação do Espírito é dada a cada homem, para igual proveito” (KJV). Isto poderia ser traduzido, “... para o proveito de todos”. Deus quereria que cada irmão que tem um dom para ministrar a Palavra exercitasse seu dom na assembleia para que todos pudessem ter proveito com isso. A própria natureza do Cristianismo é tal que o dom espiritual de uma pessoa não é para si mesmo, mas para o benefício dos outros membros do corpo.
Um homem pode ter mais de um dom, mas fica claro a partir dessa passagem que ele não tem todos os dons. O capítulo 14:31 diz: “Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados”. Isso indica que todos os que são capazes devem ter liberdade na assembleia para ministrar a Palavra.
Há uma diferença entre os dons mencionados aqui e aqueles em Efésios 4:11. Aqui está se referindo ao efetivo dom espiritual que o Espírito de Deus transmite ao crente ou nele deposita, quando é salvo, o que o capacita a ministrar em certa medida. Os dons em Efésios 4 são pessoas que foram dadas à Igreja para o trabalho do ministério e para a edificação dos santos na mais santíssima fé. A pessoa em si é vista como o dom para a Igreja. Aqueles mencionados em Efésios 4 possuirão uma ou mais manifestações espirituais como mencionadas aqui. Por exemplo, “a palavra de sabedoria” é o dom espiritual que um pastor teria (v. 8). A “palavra” aqui não é a Palavra de Deus, mas a capacidade de comunicar pensamentos espirituais. Todos os santos devem ter sabedoria (1 Co 1:30; Tg 1:5), mas todos os santos não têm a “palavra” da sabedoria, que é um dom para expressar a sabedoria de Deus em termos simples. Da mesma forma, “a palavra da ciência” é o dom espiritual que um mestre teria. Ele tem a capacidade de expressar a verdade de Deus de maneira ordenada e compreensível. Novamente, todos os santos devem conhecer a verdade (Ef 1:17-23; Jd 3, 20), mas nem todos terão a palavra do conhecimento para expressá-la verbalmente para o benefício de todos.
Nos versículos 9-10, o apóstolo cita alguns dos dons de “sinal” (1 Coríntios 14:22) que o Espírito manifestou na Igreja primitiva antes que a revelação da Palavra escrita de Deus estivesse completa. Esses dons foram para a inauguração do testemunho Cristão, enquanto pastores, mestres e evangelistas, como encontrados em Efésios 4, são para edificação espiritual. Nos é dito que os dons de sinais “cessarão” (1 Co 13:8), mas não há menção de que os dons para edificação cessariam. Eles estão presentes na Igreja hoje.
Aqueles que hoje afirmam ter tais dons como “línguas” e “dons de cura”, etc., são impostores. Paulo nos diz que nos últimos dias haveria tais impostores no testemunho Cristão. Eles, como Janes e Jambres, farão imitação de sinais e prodígios e enganarão os corações dos simples (2 Tm 3:8; 2 Ts 2:9). O dom de “línguas” é o poder de falar em uma língua estrangeira compreensível (At 2:6-8; 1 Co 14:10). As pessoas que hoje alegam que falam em línguas não falam em nenhuma língua conhecida. Alguns deles até afirmam ser apóstolos, mas são realmente “falsos apóstolos” (2 Co 11:13; Ap 2:2). Apostolado (Ef 4:11) não é um dom que está na Igreja hoje. Ele foi dado para construir a fundação da Igreja, e essa já foi estabelecida (Ef 2:20). Contudo, o ministério dos apóstolos ainda está conosco por aquilo que o Espírito de Deus lhes concedeu escrever no Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário