3) “Manifestações Espirituais”
Verdadeiras Não Estarão Concentradas em um só Homem
(Cap. 12:7-10)
Vs. 7-10 – O terceiro grande princípio
de ministério na assembleia é que Cristo distribuiu dons pelo Espírito aos
vários membros de Seu corpo, e esses dons não são todos detidos por um único homem.
O apóstolo diz: “Porque a um pelo
Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito,
a palavra da ciência; e a outro...”. É perfeitamente claro a partir
disso que um homem não tem todos os
dons. Isso significa que a assembleia precisa de mais de um homem para
ministrar, se for para obter o benefício dos dons em seu meio. A assembleia
precisa participação no ministério da Palavra de todos os que têm um dom para
isso.
O versículo 7 diz: “a manifestação do Espírito é dada a cada homem, para igual proveito”
(KJV). Isto poderia ser traduzido, “...
para o proveito de todos”. Deus quereria que cada irmão que tem um dom para
ministrar a Palavra exercitasse seu dom na assembleia para que todos pudessem
ter proveito com isso. A própria natureza do Cristianismo é tal que o dom
espiritual de uma pessoa não é para si mesmo, mas para o benefício dos outros
membros do corpo.
Um homem pode ter mais de um dom, mas
fica claro a partir dessa passagem que ele não tem todos os dons. O capítulo 14:31 diz: “Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que
todos aprendam, e todos sejam consolados”. Isso indica que todos os que são
capazes devem ter liberdade na assembleia para ministrar a Palavra.
Há uma diferença entre os dons
mencionados aqui e aqueles em Efésios 4:11. Aqui está se referindo ao efetivo dom
espiritual que o Espírito de Deus transmite ao crente ou nele deposita, quando
é salvo, o que o capacita a ministrar em certa medida. Os dons em Efésios 4 são
pessoas que foram dadas à Igreja para o trabalho do ministério e para a
edificação dos santos na mais santíssima fé. A pessoa em si é vista como o dom
para a Igreja. Aqueles mencionados em Efésios 4 possuirão uma ou mais
manifestações espirituais como mencionadas aqui. Por exemplo, “a palavra de sabedoria” é o dom
espiritual que um pastor teria (v. 8). A “palavra”
aqui não é a Palavra de Deus, mas a capacidade de comunicar pensamentos
espirituais. Todos os santos devem ter sabedoria (1 Co 1:30; Tg 1:5), mas todos
os santos não têm a “palavra” da
sabedoria, que é um dom para expressar a sabedoria de Deus em termos simples.
Da mesma forma, “a palavra da ciência”
é o dom espiritual que um mestre teria. Ele tem a capacidade de expressar a
verdade de Deus de maneira ordenada e compreensível. Novamente, todos os santos
devem conhecer a verdade (Ef 1:17-23; Jd 3, 20), mas nem todos terão a palavra
do conhecimento para expressá-la verbalmente para o benefício de todos.
Nos versículos 9-10, o apóstolo cita
alguns dos dons de “sinal” (1
Coríntios 14:22) que o Espírito manifestou na Igreja primitiva antes que a
revelação da Palavra escrita de Deus estivesse completa. Esses dons foram para
a inauguração do testemunho Cristão,
enquanto pastores, mestres e evangelistas, como encontrados em Efésios 4, são
para edificação espiritual. Nos é
dito que os dons de sinais “cessarão”
(1 Co 13:8), mas não há menção de que os dons para edificação cessariam. Eles
estão presentes na Igreja hoje.
Aqueles que hoje afirmam ter tais dons
como “línguas” e “dons de cura”, etc., são impostores.
Paulo nos diz que nos últimos dias haveria tais impostores no testemunho
Cristão. Eles, como Janes e Jambres, farão imitação de sinais e prodígios e
enganarão os corações dos simples (2 Tm 3:8; 2 Ts 2:9). O dom de “línguas” é o poder de falar em uma
língua estrangeira compreensível (At 2:6-8; 1 Co 14:10). As pessoas que hoje
alegam que falam em línguas não falam em nenhuma língua conhecida. Alguns deles
até afirmam ser apóstolos, mas são realmente “falsos apóstolos” (2 Co 11:13; Ap 2:2). Apostolado (Ef 4:11) não é
um dom que está na Igreja hoje. Ele foi dado para construir a fundação da
Igreja, e essa já foi estabelecida (Ef 2:20). Contudo, o ministério dos apóstolos ainda está conosco por aquilo que o
Espírito de Deus lhes concedeu escrever no Novo Testamento.
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