segunda-feira, 9 de julho de 2018

Três tipos de construtores na casa de Deus

Três tipos de construtores na casa de Deus

Paulo fala então de três tipos de construtores na casa de Deus. Cada um desses construtores é indicado no texto pelas palavras: “Se a obra de alguém...” (vs. 14-15, 17).
V. 14 – Um bom construtor é um crente temente a Deus que se esforça “legitimamente” em seus trabalhos (2 Tm 2:5). Paulo fala de si mesmo como sendo “sábio arquiteto” sob Cristo, colocando “o fundamento” em Corinto, primeiro pregando o evangelho pelo qual eles foram salvos (v. 10). Ele seria um exemplo de um bom construtor. Ele procurou trabalhar de acordo com os princípios da Palavra de Deus e, portanto, seu trabalho resistirá ao teste do tribunal de Cristo. “Ele receberá galardão”.
V. 15 – Um mau construtor é um verdadeiro crente, mas trabalha com seus próprios princípios em ignorância ou desafio à Palavra de Deus. “Sofrerá detrimento; mas o tal será salvo”.
Vs. 16-17 – Um construtor corrupto é aquele que não é salvo, e ele contamina a casa de Deus por sua presença e doutrinas. Os trabalhos dos que são desta classe geralmente são os que atacam a Pessoa e a obra de Cristo, ou minam a fé Cristã de alguma forma.
“O Espírito de Deus” habita na casa de Deus, o templo de Deus. Ele não apenas habita nos santos, mas também habita entre eles coletivamente – que é o aspecto da presença do Espírito aqui (veja também Jo 14:17 – “convosco” e “em vós”). “Vós” em nosso texto (v. 16) é plural e refere-se aos santos coletivamente. Isso significa que é possível para uma pessoa perdida (um mero professante) estar entre os santos e onde o Espírito de Deus está trabalhando. Ele é assim feito participante do Espírito Santo de maneira exterior[1] Mas porque ele ocupa um lugar privilegiado na casa de Deus, é considerado responsável por suas ações, e seu fim é o julgamento – “Deus o destruirá”. O rei Acaz é um tipo de alguém que contamina a casa de Deus como um construtor corrupto (2 Rs 16:10-16).
O apóstolo usa a expressão “não sabeis vós” dez vezes na epístola. Os Coríntios se gloriaram em seu conhecimento, mas é espantoso o que não sabiam. Parece que eles não sabiam que: 
  • Os santos coletivamente são o templo de Deus – cap. 3:16
  • Um pouco de fermento leveda toda a massa – cap. 5:6
  • Os santos julgarão o mundo – cap. 6:2
  • Os santos julgarão os anjos – cap. 6:3
  • Os injustos não herdarão o reino de Deus – cap. 6:9.
  • Os corpos dos santos são membros de Cristo – cap. 6:15.
  • Quem se une a uma meretriz é um só corpo com ela – cap. 6:16.
  • Os corpos dos santos são o templo do Espírito Santo – cap. 6:19
  • Os que administram o que é sagrado vivem das coisas que foram oferecidas – cap. 9:13
  • Os que correm em uma corrida correm contra todos os participantes – cap. 9:24.




[1] Ele participa do Espírito somente de uma maneira exterior. Há duas palavras no Grego para a palavra “participar” que não são distinguidas na tradução para o Inglês. Uma (koinoneo), refere–se a um compartilhamento igual, completo e comum, em alguma coisa. A outra (metecho), indica um compartilhamento, mas não especifica em que grau o compartilhamento ocorre, implicando um mero compartilhamento superficial. É metecho que é usado em Hebreus 6:4 em conexão com meros professantes vazios participando do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário