terça-feira, 10 de julho de 2018

Liberdade Cristã em Relação aos Nossos Próprios Corpos (Cap. 6:13-20)

Liberdade Cristã em Relação aos Nossos Próprios Corpos (Cap. 6:13-20)

V. 13 – Ao referir-se a este assunto de liberdade em relação aos nossos corpos, Paulo se concentra nos dois maiores apetites do corpo – comida e sexo. Essas coisas não são erradas em seus devidos lugares, mas se elas forem satisfeitas fora e além das limitações dadas por Deus, isso é pecado. Ele mostra que há o perigo de uma pessoa usar essas coisas certas de maneira errada e, consequentemente, ficar sob o poder delas.
Ele fala primeiro de comida. É possível ficar sob o poder de “carnes” (comida) para satisfação própria e tornar-se um glutão. Então ele continua falando de fornicação (sexo ilícito), dando quatro razões pelas quais o Cristão não pode estar envolvido em tal coisa.

Quatro razões pelas quais não entregamos nossos corpos para a gratificação da carne

1) Nossos corpos são destinados à honra e glória quando reinarmos com Cristo em Seu reino. “Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo Seu poder” para esse propósito (v.14). Tendo um propósito tão elevado e santo para nossos corpos, não podemos estar corretos fazendo-os “membros de uma meretriz” (v. 15). Por estarmos “unidos ao Senhor” por “um só Espírito”, somos membros de Seu corpo; nós simplesmente não podemos usá-los para um propósito tão profano.
É completamente oposto àquilo a que temos sido trazidos como membros de Seu corpo (vs. 16-17).

2) A pessoa que se envolve em imoralidade peca “contra o seu próprio corpo” (v. 18). Ele abre uma “ferida” que nunca cura adequadamente (Pv 6:27-28, 33), e traz o julgamento governamental de Deus sobre si mesmo (2 Sm 12:10-12).

3) Nossos corpos são “o templo do Espírito Santo” e não podemos ligar o Espírito – que é um Hóspede divino habitando em nós – com o pecado (v. 19). O Espírito será entristecido e não terá liberdade para trabalhar em nossas vidas para bênção (Ef 4:30).

4) Fomos “comprados por bom preço”, e nossos corpos já não nos pertencem (v. 20). Eles pertencem ao Senhor para usar como Ele quiser. Portanto, não temos liberdade para fazer o que queremos com nossos corpos; eles foram comprados para outro propósito – glorificar a Deus. A grande motivação que leva o Cristão a reconhecer isso e entregar seu corpo ao uso da glorificação de Cristo é o “preço” que Ele pagou – Seus sofrimentos expiatórios. Como poderia um Cristão sincero continuar com algo que custou ao Senhor as agonias do Calvário? Como poderíamos ter prazer em algo que custou-Lhe sofrimento? Foi o amor que O levou a Se entregar por nós (Gl 1:4, 2:20; Ef 5:25; 1 Tm 2:6; Tt 2:14). A nossa resposta genuína, portanto, deve ser a disposição para entregarmos a nós mesmos (nossos corpos) a Ele, para a promoção de Sua glória e, assim, viver uma vida santa para Ele. Ao longo desta passagem, Paulo mostrou que o corpo do Cristão não deve ser usado para GRATIFICAÇÃO, mas para a GLORIFICAÇÃO de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário