sexta-feira, 13 de julho de 2018

A Formação do Corpo de Cristo (Cap. 12:12-13)


A Formação do Corpo de Cristo
(Cap. 12:12-13)

Vs. 12-13 – Ele usa a figura do corpo humano e conclui dizendo: “... assim também é o Cristo” (JND). “O Cristo” é um termo usado pelo apóstolo em suas epístolas para denotar a união mística de Cristo e Sua Igreja – a cabeça em união com o corpo. É “místico” no sentido de que não pode ser visto com o olho humano. É bom notar que enquanto a palavra “corpo” é usada muitas vezes no capítulo, o corpo de Cristo é mencionado apenas duas vezes! No versículo 13 é referido em seu aspecto universal, e no versículo 27 é referido em seu aspecto local. Todas as outras menções a um “corpo” no capítulo referem-se a um corpo humano como figura.
Ele fala de como o corpo de Cristo surgiu pela primeira vez, dizendo: “Em um só Espírito fomos batizados todos nós em um só corpo”. Foi uma ação corporativa do Espírito que teve lugar historicamente no dia de Pentecostes (Atos 2) e foi estendida para receber os Gentios em Atos 10. O Espírito de Deus tomou os crentes individualmente que estavam no cenáculo e os vinculou em uma unidade por Sua habitação interior neles. Assim eles foram trazidos para uma união com Cristo, a Cabeça assunta ao céu. Isto foi algo que aconteceu de uma vez por todas. J. N. Darby observa que a ação do Espírito em batizar neste versículo está no tempo aoristo no Grego, significando que foi um ato de uma vez por todas. O Espírito de Deus hoje não está mais agindo na função de batizar, porque a Sua obra de batizar foi para formar o corpo de Cristo. Isso foi feito de uma vez por todas. Se Ele ainda estivesse batizando hoje, Ele estaria formando mais e mais corpos, o que, claro, não é verdade, pois “há um só corpo” (Ef 4:4).
O fato de que o batismo do Espírito é uma ação histórica para formar o único corpo de Cristo e não uma ação presente, pode ser visto observando-se as sete referências ao batismo do Espírito nas Escrituras.
Cinco dessas referências apontam para essa ação do Espírito no tempo futuro, posto que elas foram proferidas antes do Pentecostes (Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33 e At 1:5). A sexta e a sétima referência ao batismo do Espírito foram proferidas após o Pentecostes (At 11:16; 1 Co 12:13) e apontam para o tempo passado, para algo que o Espírito já tinha feito.
A única ação significativa do Espírito que aconteceu entre esses dois grupos de referências é o que aconteceu no Pentecostes, quando o Espírito de Deus veio para formar e habitar na Igreja.
Ao contrário do pensamento popular, o batismo do Espírito não é uma experiência pós-salvação nem uma ação do Espírito para colocar um crente no único corpo quando é salvo. Nas Escrituras, ser batizado com o Espírito não é visto como uma experiência individual. Não há sequer uma referência nas Escrituras a um indivíduo sendo batizado com o Espírito! “Vos” em Mateus 3:11 é coletivo e refere–se a uma companhia de crentes. O versículo 13 não diz, como alguns imaginam, “fomos batizados no [em o] um corpo” (acrescentando o artigo “o”, que não está no texto). Adicionar o artigo (“o”) muda consideravelmente o significado e supõe que o corpo já existia antes que o batismo acontecesse. Se fosse esse o caso, então isso indicaria que os indivíduos hoje entram no corpo por meio do batismo do Espírito. No entanto, o versículo diz que eles foram “batizados em um corpo”, significando que o batismo é o que formou o único corpo. Os Cristãos de hoje fazem parte do “um corpo”, mas eles não chegaram lá pelo batismo do Espírito. Eles foram colocados no corpo quando creram no evangelho e foram “selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1:13). Por isso, eles foram acrescentados a um corpo já batizado.
Alguns podem perguntar que, se fosse assim, por que Paulo falava de “Judeus” e “Gentios” sendo batizados em um corpo quando não havia Gentios no Pentecostes. Isso porque Paulo estava falando de forma representativa. Ele disse: “Nós” – a companhia Cristã como um todo – “Em um só Espírito fomos batizados todos nós em um só corpo” (v. 13 – ATB). Naquele dia inaugural, nem todos estavam lá, mas todos fazem parte do corpo de Cristo que foi então batizado.
É algo como a fundação de uma empresa. É fundada apenas uma vez – e pode ter sido há cem anos. E agora que a empresa está formada, a cada vez que admite um novo funcionário, não precisa ser novamente fundada. Nem há qualquer coisa como a todo novo funcionário a empresa sendo fundada novamente. O novo funcionário é apenas acrescentado a uma empresa já fundada.
Para levar a ilustração um pouco mais adiante, suponhamos que ouvimos numa das reuniões da diretoria da empresa, um dos diretores dizer: “Nossa fundação foi há 125 anos”. Não teríamos dificuldade em entender o que quis dizer. Mas alguém que não entendesse muito bem o idioma poderia dizer: “O que essa pessoa quer dizer? Nenhuma das pessoas nesta reunião tem mais de 60 anos de idade. Como ele pode falar sobre o que fizeram há 125 anos?” Bom, é claro que é porque o diretor falava representativamente da empresa como um todo. Da mesma forma, em 1 Coríntios 12:13, Paulo estava falando do que é verdade sobre o corpo de Cristo, do qual ele e os Coríntios faziam parte. Como a companhia Cristã, Paulo e os Coríntios (e nós também), estão todos incluídos no batismo que aconteceu no dia de Pentecostes, quando fomos salvos e trazidos para o único corpo pelo selo do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário