sexta-feira, 13 de julho de 2018

A Ordem de Importância dos Dons no Corpo de Cristo (Cap. 12:28-31)


A Ordem de Importância dos Dons no Corpo de Cristo
(Cap. 12:28-31)

Vs. 28-31 – Os Coríntios tinham ideias distorcidas sobre a importância de certos dons na assembleia. Eles pendiam para os dons miraculosos porque eram chamativos e colocavam uma pessoa no centro das atenções. Para corrigi-los nisso, o apóstolo declara a ordem de importância de Deus para dons. Não é uma lista completa. Deus estabeleceu como os primeiros em importância, os fundamentais dons não milagrosos. Eles são seguidos por dons para edificação e, em então, os dons de sinais milagrosos são dados por último. Os Coríntios consideravam o contrário. Todos os dons são importantes, mas é significativo que cada vez que o apóstolo lista os dons, “as línguas” – o dom com o qual os Coríntios estavam enamorados – estão no final da lista (Cap. 12:6-10, 12:28, 13:8, 14:26).
Ele conclui dizendo: “desejai ardentemente os dons que são maiores” (ATB). O verbo neste versículo na língua original está no plural, e, portanto, a exortação refere-se à assembleia como um todo, não aos indivíduos cobiçando os melhores dons. Se fosse uma exortação para os indivíduos, ele nos estaria encorajando a cobiçar o dom de outra pessoa, o que contradiria o que ensinou no início do capítulo – a saber, que devemos nos contentar com o dom que nos foi dado. Paulo os está exortando a coletivamente “desejarem” e orarem para que Deus levante um bom suprimento de dons de edificação (“os dons que são maiores”) em seu meio, tais como ensinar e profetizar. Então a assembleia seria edificada e construída sobre a “santíssima fé” (Jd 20).
Ele continua dizendo que há algo ainda mais importante em uma assembleia do que a presença dos “dons maiores” – é “caridade [amor]. Servir uns aos outros em amor é verdadeiramente o “caminho mais excelente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário