domingo, 15 de julho de 2018

A MANEIRA da Ressurreição (Cap. 15:42-50)


A MANEIRA da Ressurreição
(Cap. 15:42-50)

Vs. 42-50 – Paulo fala então da realidade da ressurreição do corpo humano, dizendo: “Assim também a ressurreição dos mortos” (v. 42). Se Deus pode fazer isso de várias maneiras na criação, Ele também pode fazê-lo com o corpo humano.
Ele prossegue a nos dizer da maneira como isso acontecerá. Paulo mostra que, na ressurreição, os santos não recebem um “novo” corpo, como dizem alguns, mas uma “transformação” milagrosa ocorre no mesmo corpo em que eles viviam (Fl 3:21). Para enfatizar isso, ele diz: “Ele – exatamente o mesmo corpo que morreu – é ressuscitado…” (JND) (mencionado quatro vezes nos vs. 42-44). Isso é importante, porque dizer que os santos recebem novos corpos realmente nega a ressurreição dos corpos em que eles viveram. Se eles adquirem novos corpos, então, seus corpos antigos, afinal, não ressuscitam dos mortos! Para guardar-se contra isso, as Escrituras são cuidadosas em nunca dizer que os corpos da ressurreição dos santos são “novos” nesse sentido. Quando se fala em ressurreição, sempre diz: “transformado” (1 Co 15:51-52; Fl 3:21; Jó 14:14). Isso define o que acontece no momento da ressurreição com mais precisão. Esse velho corpo será ressuscitado, transformado e glorificado, tudo “Num momento, num abrir e fechar [piscar – JND] de olhos, ante a última trombeta” (1 Co 15:52).
Ele dá quatro descrições de morte e sepultamento e, em seguida, quatro descrições correspondentes da ressurreição e do estado glorificado do corpo humano.
1) “Corrupção”“incorrupção” (v. 42). Isso tem a ver com a condição.
2) “Desonra” (JND) – “glória” (v. 43). Isso tem a ver com a aparência.
3) “Fraqueza”“vigor” (v. 43). Isso tem a ver com capacidade.
4) “Natural” (JND) – “espiritual” (v. 44). Isso tem a ver com o caráter.

Não devemos confundir o que é natural com o que é pecaminoso. Do “primeiro homem” (v. 45) nunca é dito ser pecador, enquanto o “velho homem” é nada senão pecado (Rm 6:6; Ef 4:22). Quando Cristo veio a este mundo, Ele Se tornou o “segundo Homem”, mas não foi até que Ele ressuscitasse dentre os mortos que Se tornou o “último Adão”. Como o “segundo Homem” Ele exibiu uma nova ordem de humanidade em perfeição moral na Sua vida aqui. Na ressurreição, como o “último Adão”, nada O sobrepujará e à Sua nova raça da criação sob Ele. Não haverá outra cabeça nem outra raça de homens depois. Esta nova raça de criação dos homens é a última raça de homens que Deus fará. É uma raça perfeita que não pode ser tocada com pecado, nem pode ser melhorada, e assim, não haverá necessidade de qualquer outra raça para substituí-la.
Alguns contrastes nos são dados para ajudar a entender a vasta diferença entre as duas raças de homens sob Adão e sob Cristo.
  • Adão foi “feito”.
  • Cristo não foi feito [a palavra está em itálico e não deve estar no texto – KJV[1]
  • Adão era uma alma (natural).
  • Cristo é “um espírito vivificante” (espiritual).
  • Adão era uma criatura.
  • Cristo é o Criador.

Como “um espírito vivificante”, o Senhor como o último Adão soprou sobre os discípulos e, assim, simbolicamente os ligou a Ele sob Sua liderança nesta raça da nova criação de homens (Jo 20:22). Agora, para todos os que creem no Senhor Jesus Cristo, são feitos parte dessa raça e são novas criaturas em Cristo em virtude do novo nascimento e da habitação do Espírito Santo (2 Co 5:17). Haverá plena conformidade de todos os membros desta raça com a Cabeça – Cristo – embora ainda não seja vista. Eles têm agora a nova vida que pertence a essa nova ordem de criação, mas em breve “traremos também a imagem do celestial” (v. 49) no sentido de que todos serão fisicamente glorificados como Cristo em Sua vinda (1 Jo 3:2). A nova ordem da humanidade trazida por Cristo em ressurreição é:
V. 47 – celestial na origem.
V. 48 – celestial em caráter.
V. 49 – celestial no destino.
Quando glorificados, os santos não terão suas doenças e velhice, etc. Eles estarão no “orvalho” de sua “mocidade” como Cristo, que estará no “orvalho” de Sua “mocidade” (Compare com o Salmo 110:3 com Filipenses 3:21). Suas naturezas pecaminosas caídas serão erradicadas para sempre, e não pecarão mais (Hb 11:40, 12:23 – “aperfeiçoados [feitos perfeitos – JND]).
Os frágeis corpos de humilhação que temos agora “não podem herdar o reino de Deus” em sua condição atual; eles exigirão uma mudança. Isso leva o apóstolo a nos dizer como e quando obteremos esses corpos espirituais e incorruptíveis.



[1]  N. do T.: Nem subentendida como na ARC e ATB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário