quarta-feira, 11 de julho de 2018

Abusar da Liberdade Cristã Traz a Mão de Deus Sobre Nós em Julgamento Governamental (Cap. 10:1-14)


Abusar da Liberdade Cristã Traz a Mão de Deus Sobre Nós em Julgamento Governamental
(Cap. 10:1-14)

Caps. 10:1-14 – Tal sendo o caso, Paulo continua para dirigir-se à multidão mista entre os Coríntios, e adverte aos que eram meros professantes, sobre o perigo do julgamento de Deus. Isso mostra que é uma coisa solene estar externamente conectado ao testemunho de Deus e não ser verdadeiro.
Ele mostra que todos os que se identificam com o testemunho Cristão serão testados quanto a sua veracidade ou falsidade. E mesmo se a pessoa fosse realmente crente, participando de privilégios espirituais não garantiria sua preservação. Se ela não “subjugasse” seu corpo, mas abusasse da sua liberdade, ficaria sob os tratamentos governamentais de Deus.
Ele aponta para Israel como um exemplo. Eles receberam alguns privilégios maravilhosos em seu relacionamento com Jeová, mas quando eles foram testados no deserto muitos deles provaram não ser, de forma alguma, verdadeiros. Ele descreve cinco grandes privilégios que Israel teve e, em seguida, passa a falar de cinco diferentes males nos quais caíram e a disciplina correspondente de Deus. O resultado final foi que eles foram peneirados do testemunho do Senhor. Foram “espalhados no deserto” (v. 5 – JND). Deuteronômio 2:14 diz que foram “consumidos do meio do arraial”.
Os privilégios que tinham, em princípio, são os mesmos que os Cristãos têm – apenas que os temos numa medida maior. E os males em que eles caíam são os mesmos males em que os Cristãos podem cair. Além disso, o julgamento governamental que caiu sobre eles é o mesmo, em princípio, que pode cair sobre nós. Seus caminhos com Israel demonstram a possibilidade muito real de sermos peneirados do testemunho de Deus hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário