Desprezo
Vs. 20-24 – O segundo inimigo da unidade
nasce de um complexo de superioridade. Isso é desprezo. O apóstolo novamente usa a figura do corpo humano para
explicar-lhes isso, dizendo: “Agora pois
há muitos membros, mas um corpo”. (V. 20). Isso mostra que há unidade na diversidade dos membros de um
corpo. Em um corpo humano, nunca há momento em que os membros mais proeminentes
olhem com desprezo para os menos proeminentes e digam: “Não tenho necessidade de vós” (V. 21). Mas é triste dizer que
existe esse perigo no corpo de Cristo. Esse espírito destrói a unidade.
O apóstolo adverte
contra este perigo, apontando para o fato de que, ao fazer nossos corpos, Deus
propositalmente concedeu “muito mais
honra” aos membros invisíveis do que àqueles vistos pelos olhos do público
(vs. 22-23). Os membros menos proeminentes do corpo humano são mais importantes
que os proeminentes! Uma pessoa poderia sobreviver sem uma mão ou um pé, mas
não pode viver sem um coração ou um fígado, etc. O apóstolo usa isso como uma
ilustração de como não devemos desprezar os membros menos proeminentes do corpo
de Cristo.
O remédio, novamente,
para esse problema é reconhecer o trabalho soberano de Deus. “Deus assim formou o corpo [humano]” (v. 24). Ele o construiu de tal
maneira que cada membro é valioso e tem algo a contribuir para o todo da
pessoa. Similarmente, no corpo de Cristo, Deus o formou de modo que a
contribuição de cada membro seja necessária para o bem estar do todo (Ef 4:16).
Nós, portanto, precisamos reconhecer isso e permitir que cada membro funcione
em seu papel dado por Deus.
Infelizmente, a ordem
clerical de coisas feita pelo homem na Igreja hoje em dia (o sistema
clero/leigo, onde uma pessoa – o chamado “Pastor” ou “Ministro” – controla o
ministério público em nome da congregação) trata os membros do corpo de Cristo
que poderiam ministrar a Palavra publicamente, como se não fossem importantes.
Ao impedir que tais membros atuem no ministério público na assembleia, esse
sistema de coisas está essencialmente dizendo: “Não tenho necessidade de ti”. Não é feito com más intenções para
com os outros membros do corpo de Cristo; no entanto, dificulta membros que
podem ter um dom para ministrar a Palavra na assembleia, limitando o ministério
para uma pessoa que tem o direito oficial a isso.
Como não há “divisão [cisma]” no corpo humano e todos os membros agem em conjunto com “igual cuidado uns dos outros”, os
membros do corpo de Cristo também deveriam trabalhar juntos em harmonia (v. 25).
Como há empatia e apoio no corpo humano –
quando um “membro padece, todos os
membros padecem com ele” – assim também deve haver a mesma empatia e apoio
entre os membros do corpo de Cristo (v. 26). Podemos nos perguntar como é
possível ter empatia por um membro do corpo de Cristo quando nunca ouvimos
falar dessa pessoa. Talvez ela viva em outro continente e esteja em alguma
comunhão divergente de crentes. A resposta, acreditamos, está no versículo
seguinte. O apóstolo continua qualificando suas observações falando do corpo de
Cristo em seu aspecto local (v. 27).
Se todos em uma vila ou cidade estivessem juntos na mesma comunhão, como eles
estavam naquele dia, saberiam de uma determinada situação em que um membro estava
sofrendo, e todos sofreriam com aquela pessoa.
O versículo 27 diz: “vós sois corpo de Cristo” (ATB).
Observe que não diz “nós”, mas “vós”
– referindo-se aos Coríntios. O versículo, conforme apresentado na ARC, que
diz: “Vós sois o corpo de Cristo”,
é bastante incorreto. O artigo “o”
deve ser deixado de fora, porque significaria todo o corpo de Cristo, o que os
Coríntios não eram. Nenhuma companhia local de Cristãos pode reivindicar ser o
corpo de Cristo; ele é composto de todos os que na Terra creem no Senhor Jesus
Cristo.
Hamilton Smith ilustra
a exortação do apóstolo, sugerindo que imaginemos um general de uma companhia
local de soldados exortando seus homens. Ele diria: “Lembrem-se, homens, vocês
são Guardas Coldstream” (tropa de elite da rainha da Inglaterra). Ele não
diria: “Vocês são os Guardas Coldstream”,
porque eles são apenas uma companhia local nesse vasto regimento. Neste
versículo, Paulo está simplesmente afirmando que a assembleia local em Corinto
representava todo o corpo de Cristo. E, no que diz respeito a uma companhia local,
deveriam conhecer os membros do corpo naquela localidade que estavam sofrendo e
sofrer com eles.
Assim, o primeiro
inimigo destrói a diversidade e o segundo
inimigo rompe a unidade. Na verdade,
nenhum membro é proeminente e todos os membros são indispensáveis.
Essa passagem não deve
ser aplicada a assembleias, mas a membros individuais do corpo. Isso é
importante de se ver, porque podemos ter a ideia de que cada assembleia local
deve consultar outras assembleias locais antes de agir administrativamente –
por exemplo, em questões de disciplina. Uma assembleia local reunida
biblicamente é a representante de todas as assembleias assim reunidas sob o
terreno do corpo de Cristo e age em nome do corpo como um todo.
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