Aviso para a Multidão
Mista
Vs. 9–11 – Com as práticas horrendas
relatadas como estando entre os Coríntios, Paulo tinha motivos para acreditar
que havia alguns entre eles que eram meros professantes e não verdadeiros crentes.
Por isso, em toda a epístola, ele se dirige aos Coríntios como uma multidão
mista (1 Co 1:2 – “deles e nosso”).
A presença de meros professantes entre eles, talvez, é o que produziu alguns
dos seus problemas. Essas pessoas naturalmente agiriam de acordo com princípios
egoístas e mundanos, e assim trariam impureza para a assembleia. Sabendo disso,
o apóstolo dá uma advertência solene.
Ele os lembra de que há julgamento vindo
para todos os que são caracteristicamente “injustos”.
Um crente pode agir injustamente em uma determinada circunstância, mas aquele
que vive habitualmente desta maneira não é salvo e não “herdará o reino de Deus”. Estar externamente no terreno Cristão
sendo apenas um professante não é o que garante a segurança eterna de alguém. É
preciso ser “lavado”, “santificado” e “justificado”. Alguns dos Coríntios haviam sido conhecidos pelos
pecados que o apóstolo lista, mas agora eram salvos e precisavam ser cuidadosos
para não voltarem aos antigos pecados. Ele os lembra do que são pela graça de
Deus, e então, na próxima seção (caps. 6:12-10:13), ele os exorta a viver de
acordo com sua posição.
Ser “lavado”
(tempo aoristo no Grego) é uma coisa de uma vez por todas (Jo 13:10). É a
limpeza moral que resulta do novo nascimento (vivificação). Eles foram lavados de sua antiga condição e foram “santificados” (separados) para uma nova posição diante de Deus. Nas
Escrituras, quando santificação é mencionada antes de justificação é sempre a
santificação absoluta (posicional). Eles também foram “justificados”, que é estar livre de toda acusação contra nós, por
termos sido colocados em uma nova posição diante de Deus em Cristo, onde
nenhuma nova acusação de pecado pode ser feita (Rm 8:1). O Cristão é “justificado em Cristo” (Gl 2:17). “Em Cristo” é uma expressão usada por
Paulo em suas epístolas para indicar a posição de aceitação do crente diante de
Deus. O novo lugar em que Cristo está como ressuscitado e assentado no alto em
glória, é nosso lugar (Is 50:8; Rm 8:33-34). Estar “em Cristo” é estar no lugar
de Cristo diante de Deus. O mesmo lugar de aceitação em que Ele está diante
de Deus pertence ao crente!
Assim, os Coríntios, sendo lavados,
santificados e justificados, foram trazidos sob o Senhorio de Cristo – “em o Nome do Senhor Jesus” – e era
esperado que reconhecessem Seu Senhorio em suas vidas na prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário