terça-feira, 10 de julho de 2018

Aviso para a Multidão Mista


Aviso para a Multidão Mista

Vs. 9–11 – Com as práticas horrendas relatadas como estando entre os Coríntios, Paulo tinha motivos para acreditar que havia alguns entre eles que eram meros professantes e não verdadeiros crentes. Por isso, em toda a epístola, ele se dirige aos Coríntios como uma multidão mista (1 Co 1:2 – “deles e nosso”). A presença de meros professantes entre eles, talvez, é o que produziu alguns dos seus problemas. Essas pessoas naturalmente agiriam de acordo com princípios egoístas e mundanos, e assim trariam impureza para a assembleia. Sabendo disso, o apóstolo dá uma advertência solene.
Ele os lembra de que há julgamento vindo para todos os que são caracteristicamente “injustos”. Um crente pode agir injustamente em uma determinada circunstância, mas aquele que vive habitualmente desta maneira não é salvo e não “herdará o reino de Deus”. Estar externamente no terreno Cristão sendo apenas um professante não é o que garante a segurança eterna de alguém. É preciso ser “lavado”, “santificado” e “justificado”. Alguns dos Coríntios haviam sido conhecidos pelos pecados que o apóstolo lista, mas agora eram salvos e precisavam ser cuidadosos para não voltarem aos antigos pecados. Ele os lembra do que são pela graça de Deus, e então, na próxima seção (caps. 6:12-10:13), ele os exorta a viver de acordo com sua posição.
Ser “lavado” (tempo aoristo no Grego) é uma coisa de uma vez por todas (Jo 13:10). É a limpeza moral que resulta do novo nascimento (vivificação). Eles foram lavados de sua antiga condição e foram “santificados” (separados) para uma nova posição diante de Deus. Nas Escrituras, quando santificação é mencionada antes de justificação é sempre a santificação absoluta (posicional). Eles também foram “justificados”, que é estar livre de toda acusação contra nós, por termos sido colocados em uma nova posição diante de Deus em Cristo, onde nenhuma nova acusação de pecado pode ser feita (Rm 8:1). O Cristão é “justificado em Cristo” (Gl 2:17). “Em Cristo” é uma expressão usada por Paulo em suas epístolas para indicar a posição de aceitação do crente diante de Deus. O novo lugar em que Cristo está como ressuscitado e assentado no alto em glória, é nosso lugar (Is 50:8; Rm 8:33-34). Estar “em Cristo” é estar no lugar de Cristo diante de Deus. O mesmo lugar de aceitação em que Ele está diante de Deus pertence ao crente!
Assim, os Coríntios, sendo lavados, santificados e justificados, foram trazidos sob o Senhorio de Cristo – “em o Nome do Senhor Jesus” – e era esperado que reconhecessem Seu Senhorio em suas vidas na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário