quinta-feira, 12 de julho de 2018

7) FALHA EM TER SOBRIEDADE E REVERÊNCIA À CEIA DO SENHOR (Cap. 11:17-34)


7) FALHA EM TER SOBRIEDADE E REVERÊNCIA À CEIA DO SENHOR
(Cap. 11:17-34)

Neste ponto da epístola, o apóstolo se volta para abordar assuntos na assembleia para quando eles estivessem reunidos para adoração e ministério. Ele diz: “Primeiro, quando vos ajuntais em assembleia...” (JND). Como mencionado anteriormente, esta frase ocorre sete vezes nos próximos capítulos, indicando que está agora abordando desordens que têm a ver com os santos quando eles estão juntos “em assembleia”. É significativo que, antes de falar do ministério na assembleia, que é o exercício do dom, aborde o comportamento deles na Ceia do Senhor (a festa da lembrança). Esta é a esfera do sacerdócio onde o louvor e a adoração são oferecidos. Uma vez que a adoração deve sempre preceder o exercício do dom em serviço, ele aborda isso primeiro.
Oração, louvor e adoração pertencem à esfera do sacerdócio. A Escritura ensina que todo crente é um sacerdote (1 Pe 2:5; Ap 1:6, 5:10), e quando a assembleia está reunida, os irmãos devem estar em bom estado espiritual para que o Espírito de Deus possa levá-los a agir como porta-vozes da assembleia, expressando publicamente sua dependência e adoração a Deus (1 Tm 2:8). A Ceia do Senhor é talvez a reunião preeminente da Igreja. Não é uma reunião para o exercício de dom, mas para a lembrança do Senhor em Sua morte. Não é chamada de reunião de “adoração”, mas a adoração certamente flui dos corações dos santos quando eles estão ocupados com os sofrimentos do Senhor na morte. É um momento em que os santos podem exercer coletivamente o seu sacerdócio, oferecendo adoração e louvor ao Pai e ao Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário