domingo, 15 de julho de 2018

3) Ressurreição Atestada nas Convicções de Cristãos Piedosos (Cap. 15:29-34)


3) Ressurreição Atestada nas Convicções de Cristãos Piedosos
(Cap. 15:29-34)

Vs. 29-34 – O apóstolo retoma seu argumento para o fato da ressurreição, fazendo algumas perguntas. Elas giram em torno das convicções de Cristãos piedosos e sinceros.
Ao falar sobre ser “batizado pelos [no lugar de] mortos”, Paulo não estava ensinando que se uma pessoa morresse em seus pecados, ela poderia ser ajudada por alguém sendo batizado em seu nome. Se a Escritura ensina que uma pessoa não pode salvar-se ao ser batizada (1 Pe 3:21), então certamente não pode salvar outra pessoa por meio desse ato. Os “mortos” mencionados aqui não são pessoas perdidas, mas Cristãos que terminaram sua vida de serviço no testemunho pelo Senhor e foram estar com Ele. Aqueles que estavam sendo “batizados pelos [no lugar dos] mortos” eram novos crentes que estavam sendo salvos e entrando nas fileiras do testemunho Cristão “em lugar de” aqueles que haviam morrido. O batismo é a maneira formal pela qual alguém ocupa seu lugar nas fileiras Cristãs.
Naqueles dias, havia uma probabilidade muito alta de que, se alguém recebesse a Cristo como seu Salvador, e então fosse batizado, pudesse morrer como um mártir. Paulo menciona esse risco em sua vida, dizendo: “cada dia morro”. Ele estava se referindo ao seu encontro com homens bárbaros em Éfeso, a quem ele chama de “bestas” (At 19:23-41; 1 Co 16:8-9). Ele estava falando de sua exposição à morte física diariamente, e não alguma aplicação experimental da morte em sua alma, como alguns pensavam. Não há exortação para o Cristão morrer. Ele está morto posicionalmente (Rm 6:2).
O ponto que Paulo estava frisando era que havia uma possibilidade muito real de ser morto ao entrar no terreno do testemunho Cristão. Sua pergunta era: por que alguém iria querer entrar naquele terreno e provavelmente morrer se não houvesse esperança após a morte? Por que alguém iria querer colocar sua vida “toda a hora em perigo” se não houvesse nada além dessa vida para o que se viver? Por que então os crentes estariam dispostos a suportar a perseguição e fazer sacrifícios?
O ponto do apóstolo é que as convicções dos Cristãos ao estarem dispostos a defender Cristo sustentam um testemunho convincente do fato de que existe tal coisa como ressurreição. Essas pessoas estavam tão profundamente convencidas disso que estavam dispostas a colocar suas vidas em risco. Negar a ressurreição apenas destrói os incentivos para se viver e servir ao Senhor. Se não houvesse nada além da morte, a pessoa poderia simplesmente dizer: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (v. 32). O motivo que compele à correta vida e serviço Cristão é que há tudo para o que se viver depois da morte. Por que se preocupar em viver uma vida santa? Por que se preocupar em servir ao Senhor, se não fosse assim?
Paulo relaciona a falta de entendimento deles sobre este ponto fundamental da fé Cristã com as más associações. Ele diz: “as más conversações corrompem os bons costumes” (v. 33). Os Coríntios tiveram contato com maus mestres, e isso os afetou de maneira negativa. O apóstolo adverte que as consequências de se absorver tal doutrina errônea sobre a ressurreição também leva à má moral. (Algumas versões traduzem “costumes” como “moral”) É um fato; má doutrina leva à má prática. Isso corrompe a boa moral. Ele os exorta, portanto, a “vigiar” para a justiça prática “e não pecar”. Tais más conversações eram um pecado, e os estavam corrompendo. Eles precisavam se separar de tais mestres que os estavam corrompendo. Ele trata longamente disso em sua segunda epístola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário