quinta-feira, 12 de julho de 2018

Duas Coberturas para a Cabeça


Duas Coberturas para a Cabeça

Outro argumento é que uma mulher não precisa usar uma cobertura de cabeça artificial porque o cabelo lhe foi dado para esse propósito. Isto é tirado do versículo 15, que diz: “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”. Este é um mal-entendido comum. A ideia vem de não se perceber que há duas coberturas mencionadas nesta passagem. O apóstolo usou propositadamente duas palavras diferentes para distingui-las. Infelizmente, na maioria das Bíblias em Inglês, os tradutores não o indicaram; e, portanto, o leitor pode concluir sinceramente que o cabelo da mulher é uma cobertura suficiente.
A palavra na língua original para “cobertura” nos versículos 4-6 é “katakalupo” que indica uma cobertura artificial para o cabelo, como um chapéu ou um lenço, etc. A palavra no versículo 15 é “peribolaiou” que indica cabelos naturais contornando a cabeça. A linguagem moderna pode chamar de penteado ou algo parecido a isso. Assim, o cabelo de uma mulher é um véu (ou cobertura) de glória e beleza que a natureza lhe deu. Isso fala da glória natural do primeiro homem. (O artigo [d]o” não deveria estar no texto do versículo 7b. Não é “o homem”, mas simplesmente “homem”). Portanto, a cabeça dela deve ser coberta com uma cobertura artificial. Ao fazer isso, confessamos que não reconhecemos que o primeiro homem tenha algum lugar no Cristianismo.
Se o cabelo é a cobertura referida nos versos 4-7, então os homens têm uma cobertura na cabeça, pois eles também têm cabelos. E se esse fosse o caso, então como eles poderiam orar e profetizar em obediência à Palavra de Deus, já que os irmãos não devem ministrar com as cabeças cobertas (v. 4)? A única opção, se alguém deseja ministrar a Palavra, é raspar a cabeça (vs. 5-6). Certamente aqueles que têm essas objeções não estão querendo dizer que todos os irmãos que oram e ministram a Palavra publicamente deveriam ter suas cabeças raspadas? E se eles acreditam nisso, por que não o praticam?
O Espírito de Deus parece ter antecipado este tempo em que vivemos quando haveria aqueles que disputariam essas coisas. Assim, o apóstolo diz: “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”. (v. 16). O “nós” neste versículo são os apóstolos que foram dados para deitar os alicerces do Cristianismo por meio do seu ministério. Ele diz que, se há aqueles que querem discutir sobre essas coisas, deixe-os saber que “nós” não temos “tal costume” que as mulheres apareçam com as cabeças descobertas quando assuntos divinos estão em discussão. Eles não ensinaram tal costume à Igreja – nem em Corinto, nem em nenhuma das “igrejas de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário