Duas Coberturas para a Cabeça
Outro argumento é que uma mulher não
precisa usar uma cobertura de cabeça artificial porque o cabelo lhe foi dado
para esse propósito. Isto é tirado do versículo 15, que diz: “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso,
porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”. Este é um mal-entendido
comum. A ideia vem de não se perceber que há duas coberturas mencionadas nesta passagem. O apóstolo usou
propositadamente duas palavras diferentes para distingui-las. Infelizmente, na
maioria das Bíblias em Inglês, os tradutores não o indicaram; e, portanto, o
leitor pode concluir sinceramente que o cabelo da mulher é uma cobertura
suficiente.
A palavra na língua original para “cobertura” nos versículos 4-6 é “katakalupo” que indica uma cobertura
artificial para o cabelo, como um chapéu ou um lenço, etc. A palavra no
versículo 15 é “peribolaiou” que
indica cabelos naturais contornando a cabeça. A linguagem moderna pode chamar
de penteado ou algo parecido a isso. Assim, o cabelo de uma mulher é um véu (ou
cobertura) de glória e beleza que a natureza lhe deu. Isso fala da glória
natural do primeiro homem. (O artigo “[d]o” não deveria estar no texto do
versículo 7b. Não é “o homem”, mas
simplesmente “homem”). Portanto, a
cabeça dela deve ser coberta com uma cobertura artificial. Ao fazer isso,
confessamos que não reconhecemos que o primeiro homem tenha algum lugar no
Cristianismo.
Se o cabelo é a cobertura referida nos
versos 4-7, então os homens têm uma cobertura na cabeça, pois eles também têm
cabelos. E se esse fosse o caso, então como eles poderiam orar e profetizar em
obediência à Palavra de Deus, já que os irmãos não devem ministrar com as
cabeças cobertas (v. 4)? A única opção, se alguém deseja ministrar a Palavra, é
raspar a cabeça (vs. 5-6). Certamente aqueles que têm essas objeções não estão querendo
dizer que todos os irmãos que oram e ministram a Palavra publicamente deveriam
ter suas cabeças raspadas? E se eles acreditam nisso, por que não o praticam?
O Espírito de Deus parece ter antecipado
este tempo em que vivemos quando haveria aqueles que disputariam essas coisas.
Assim, o apóstolo diz: “Mas, se alguém
quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”.
(v. 16). O “nós” neste versículo são
os apóstolos que foram dados para deitar os alicerces do Cristianismo por meio do
seu ministério. Ele diz que, se há aqueles que querem discutir sobre essas
coisas, deixe-os saber que “nós” não
temos “tal costume” que as mulheres
apareçam com as cabeças descobertas quando assuntos divinos estão em discussão.
Eles não ensinaram tal costume à Igreja – nem em Corinto, nem em nenhuma das “igrejas de Deus”.
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