quinta-feira, 12 de julho de 2018

A Diferença entre a Mesa do Senhor e a Ceia do Senhor


A Diferença entre a Mesa do Senhor e a Ceia do Senhor

Um erro comum é confundir “a Mesa do Senhor” com a “Ceia do Senhor”. Muitas vezes, esses dois termos são usados de forma intercambiável, como se não houvesse diferença entre eles.
  • “A Mesa do Senhor” é um termo simbólico que significa o terreno da comunhão na qual os membros do corpo de Cristo se encontram, onde a autoridade do Senhor é reconhecida e reverenciada (1 Co 10:21).
  • “A Ceia do Senhor”, por outro lado, é uma ordenação literal na qual os Cristãos participam quando se lembram do Senhor em Sua morte no partir do pão (1 Co 11:20, 23-26).


Não devemos pensar que a Mesa do Senhor é uma mesa física que os irmãos colocam no meio da sala sobre a qual colocam os emblemas. Nem devemos pensar que a Mesa do Senhor é o ato de partir o pão. Como mencionado, é um termo simbólico. Se estivermos verdadeiramente reunidos ao nome do Senhor pelo Espírito Santo, estamos à “Mesa do Senhor” 24 horas por dia, sete dias por semana, mas só comemos “a Ceia do Senhor” em uma hora específica no dia do Senhor, uma vez por semana. Em condições normais, uma pessoa deve ir à Mesa do Senhor uma vez em sua vida, quando entra em comunhão prática com aqueles que estão reunidos ao nome do Senhor, mas deve ir à Ceia do Senhor toda semana. A Ceia do Senhor (o ato de partir o pão) deve ser comida à Mesa do Senhor – o terreno da comunhão sobre a qual o Espírito reúne os membros do corpo de Cristo. Portanto, seria incorreto dizer que vamos à Mesa do Senhor no dia do Senhor; mas antes, vamos participar da Ceia do Senhor naquele dia. Pessoas bem-intencionadas podem dizer coisas como: “O irmão Fulano se levantou à Mesa do Senhor para dar graças”, mas o comentário seria mais correto se fosse dito que o irmão Fulano se levantou à Ceia do Senhor para dar graças.
Quando uma pessoa é recebida à comunhão, ela é recebida à “Mesa do Senhor”, onde ela tem o privilégio de comer “a Ceia do Senhor”. Se uma pessoa é “excluída” sob um ato administrativo de julgamento pela assembleia (1 Co 5:13), ela é colocada fora da “Mesa do Senhor”, e não apenas “da Ceia do Senhor”. Ela é colocada fora da comunhão dos santos reunidos ao nome do Senhor como um todo, que inclui o privilégio de partir o pão. Alguns pensam que o comer mencionado em 1 Coríntios 5:11 se refere a comer a Ceia do Senhor. Daí, eles concluem que não devemos partir o pão com ela, mas podemos ter comunhão individualmente. No entanto, isso tem a ver com qualquer tipo de comer – quer seja no partir do pão ou em uma refeição comum em nossas casas.
Uma pergunta pode ser feita: “Aqueles que não estão à ‘Mesa do Senhor”, mas nas várias organizações da igreja feitas pelo homem, podem participar da ‘Ceia do Senhor’ onde estão?” J. N. Darby disse: “Eles podem individualmente lembrar a morte do Senhor e, nesse sentido, ter a Ceia do Senhor”. W. Potter disse: “Considere as mesas nas várias denominações: para esses Cristãos, essa mesa é a do Senhor e a Sua ceia e, como tal, participam dela. Alguns entre nós estavam há anos em uma ou outra dessas mesas, e ali com toda a sinceridade, por falta de luz adicional. Poder-se-ia dizer que em verdade nunca tínhamos participado da Ceia do Senhor até sermos encontrados entre aqueles reunidos em terreno bíblico? Certamente que não, embora a maneira na qual nós participávamos não estivesse de acordo com as Escrituras”. Os Cristãos podem comer a Ceia do Senhor em suas denominações, mas se fosse para ser comida corretamente, deveria ser feita à “Mesa do Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário