segunda-feira, 9 de julho de 2018

1) O crescimento espiritual é impedido (Cap. 3:1-2)

1) O crescimento espiritual é impedido (Cap. 3:1-2)

Vs. 1-2 – Primeiramente, a sabedoria do mundo, sendo oposta à sabedoria de Deus, é contraproducente para o crescimento espiritual dos santos. As ideias humanas da filosofia não só não deram aos santos a verdade de Deus pela qual eles cresceriam, mas elas na verdade impediram seu crescimento! Os Coríntios eram uma prova viva disso. Eles eram anões espirituais. Paulo lhes escreveu esta epístola cerca de cinco anos depois de terem se tornados Cristãos, e à época que foi escrita ainda eram muito “criancinhas em Cristo” (ATB)[1]. Isso era para sua vergonha.
O apóstolo se refere a três estados nesta parte da epístola. No final do capítulo 2, ele falou daqueles que eram “espirituais” (uma pessoa salva que possui o Espírito e é controlada por Ele) e daqueles que eram “naturais” (uma pessoa perdida que não tem o Espírito). Agora, no capítulo 3, fala daqueles que eram “carnais”. Isso se refere a uma pessoa que é salva, possui o Espírito, mas não vive sob o controle do Espírito.
O problema com a maioria dos Coríntios era que estavam em um estado carnal. Isso foi evidenciado pelo fato de que Paulo não lhes podia ministrar “as profundezas de Deus” (“carne” - JND), mas apenas as verdades elementares da fé Cristã (“leite”). Eles simplesmente não estavam em um estado capaz de absorver nada além.



[1] Há três ocasiões em que o apóstolo fala de uma criança de uma maneira indesejável. Os Cristãos Judeus ainda estavam nesse estado porque não haviam abandonado as formas e rituais da religião terrena – o Judaísmo (Hb 5:11-14). Os Coríntios ainda eram criancinhas por causa de seu mundanismo e carnalidade (1 Co 3:1-2 – ATB). E então, em Efésios 4:14, ele fala de uma pessoa que permanece sendo um menino, por não valer-se dos dons dados à Igreja, que ajudam a pessoa a se desenvolver nas coisas de Deus. Nenhum destes é louvável. A única vez que a infância espiritual é aceitável é quando alguém é jovem na fé, sendo recém–salvo (1 Jo 2:18-27).ual é aceitável é quando alguém é jovem na fé, sendo recém–salvo (1 Jo 2:18-27).


Nenhum comentário:

Postar um comentário