terça-feira, 10 de julho de 2018

2) A Correção e Restauração do Ofensor (Cap. 5:5)


2) A Correção e Restauração do Ofensor
(Cap. 5:5)

V. 5 – Há outra razão pela qual a pessoa tem que ser excomungada – “para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus”. A pessoa em questão precisava ser corrigida e restaurada. Sua vontade precisava ser quebrada para que o arrependimento produzisse seus frutos. Ser afastado da comunhão dos santos trabalharia para esse fim. Tirar dele o calor do círculo Cristão de comunhão, e ser deixado na frieza do mundo, é com a intensão de produzir o arrependimento necessário. Ele seria entregue ao domínio ou esfera de Satanás, que é o mundo. Eles então o fizeram, mas isso não poderia ser feito hoje em dia. Por que na ruína da Cristandade nenhum grupo de Cristãos poderia dizer que fora de sua comunhão não há nada além do mundo de Satanás. Hoje em dia, alguém assim tratado poderia descer a rua e ir a um outro grupo de Cristãos e sentir o calor da comunhão deles. Mesmo assim, uma pessoa ainda pode ser tirada da comunhão dos santos, onde o Senhor está no meio.
“A destruição da carne” refere–se ao corpo. Isso mostra que o máximo que Satanás pode fazer é tocar o corpo de um filho de Deus. Jó é um exemplo. Em última análise, poderia levá-lo à morte, se o arrependimento não tivesse funcionado em sua alma. Se chegasse a isso, “o espírito” do homem ainda seria “salvo”, porque Satanás não pode tocar a posição eternamente segura do Cristão em Cristo.
Toda disciplina de assembleia deveria ter a correção e restauração do ofensor em vista. A assembleia não coloca o ofensor fora da comunhão para se livrar dele. Sua excomunhão é para quebrar o obstinado curso do indivíduo, para que possa sentir o que fez e se arrepender. Então a assembleia tem o feliz privilégio de restaurá-lo à sua comunhão. A censura imposta à pessoa pode ser “desligada” (Mt 18:18). No caso desse indivíduo em Corinto, foi exatamente isso que aconteceu. Sendo colocado no lado “de fora” sua vontade foi quebrada, e o arrependimento necessário foi produzido, após o que foi restaurado ao Senhor e à comunhão de seus irmãos (2 Co 2:6-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário