terça-feira, 10 de julho de 2018

Os “de Dentro” e os “de Fora”

Os “de Dentro” e os “de Fora”

Nesses versículos, Paulo indica que há um “dentro” e um “fora” em conexão com a comunhão da assembleia. Nos dias em que o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios, não havia outras comunhões de crentes além das que estavam no terreno da Igreja. As tristes divisões sectárias externas no testemunho Cristão ainda não haviam se desenvolvido. Naquela época havia “toda a igreja”, fora dela havia apenas “homens simples” ou “incrédulos” (1 Co 14:23 – JND). Aqueles que foram “chamados de irmãos” estavam na única comunhão de Cristãos, que era os reunidos ao nome do Senhor (Mt 18:20). Quando a assembleia em Corinto agiu para afastar o fornicário, eles agiram em nome de toda a Igreja. Ele estava, portanto, fora da comunhão de toda a Igreja de Deus na Terra. Se alguém estivesse fora da assembleia naquela época, estaria no mundo onde não teria comunhão Cristã.
Hoje as coisas são diferentes por causa da ruína do testemunho Cristão. Como resultado, há muitas comunhões de Cristãos feitas pelo homem, se reunindo independentemente umas das outras. Hoje, se uma pessoa é tirada dentre os santos reunidos ao nome do Senhor, enquanto estiver universalmente fora da comunhão dos santos assim reunidos, não estará necessariamente fora da comunhão Cristã. Ela poderia muito facilmente descer a rua e ir a outro grupo de Cristãos e sentir-se bem-vinda lá. A pergunta é, “Essa pessoa está ‘fora’ no sentido que Paulo falou nos dias da Igreja primitiva?” Hoje, por causa da ruína, teríamos de dizer, “Não”. Ela não pode ser colocada em um lugar onde não haja comunhão Cristã, mas a pessoa ainda pode ser colocada “fora” da comunhão dos santos que se reúnem no terreno do um corpo. O “dentro” e o “fora”, seja naquela época ou hoje, têm a ver com estar dentro ou fora da comunhão dos santos reunidos ao nome do Senhor no centro divino de Deus – onde Cristo está no meio.
Como o partir do pão é a reunião na qual nossa comunhão à Mesa do Senhor é expressada (1 Co 10:16-17), os de “dentro” e os de “fora” devem ser marcados exteriormente de modo a distinguir aqueles que estão em comunhão e aqueles que não estão. Aqueles que não estão partindo o pão deveriam se sentar atrás. Isso era especialmente necessário nos primeiros dias dos irmãos, quando as reuniões eram muito grandes. Sem isso, seria difícil saber quem estava em comunhão e quem não estava e poderia levar à confusão. Não há regra quanto a isso, mas todas as coisas devem ser feitas com decência e ordem (1 Co 14:40). A. P. Cecil disse: “Não tenho dúvida de que os de dentro e os de fora das assembleias devem ser externamente marcados e mantidos distintos: caso contrário, haverá confusão”[1].

[1] A. P. Cecil, “The First Epistle to the Corinthians” p. 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário