Nesses versículos, Paulo indica que há
um “dentro” e um “fora” em conexão com a comunhão da
assembleia. Nos dias em que o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios, não havia
outras comunhões de crentes além das que estavam no terreno da Igreja. As
tristes divisões sectárias externas no testemunho Cristão ainda não haviam se
desenvolvido. Naquela época havia “toda
a igreja”, fora dela havia apenas “homens
simples” ou “incrédulos” (1 Co
14:23 – JND). Aqueles que foram “chamados
de irmãos” estavam na única comunhão de Cristãos, que era os reunidos ao
nome do Senhor (Mt 18:20). Quando a assembleia em Corinto agiu para afastar o
fornicário, eles agiram em nome de toda a Igreja. Ele estava, portanto, fora da
comunhão de toda a Igreja de Deus na Terra. Se alguém estivesse fora da
assembleia naquela época, estaria no mundo onde não teria comunhão Cristã.
Hoje as coisas são diferentes por causa
da ruína do testemunho Cristão. Como resultado, há muitas comunhões de Cristãos
feitas pelo homem, se reunindo independentemente umas das outras. Hoje, se uma
pessoa é tirada dentre os santos reunidos ao nome do Senhor, enquanto estiver
universalmente fora da comunhão dos santos assim reunidos, não estará
necessariamente fora da comunhão Cristã. Ela poderia muito facilmente descer a
rua e ir a outro grupo de Cristãos e sentir-se bem-vinda lá. A pergunta é, “Essa
pessoa está ‘fora’ no sentido que Paulo falou nos dias da Igreja primitiva?”
Hoje, por causa da ruína, teríamos de dizer, “Não”. Ela não pode ser colocada
em um lugar onde não haja comunhão Cristã, mas a pessoa ainda pode ser colocada
“fora” da comunhão dos santos que se
reúnem no terreno do um corpo. O “dentro”
e o “fora”, seja naquela época ou
hoje, têm a ver com estar dentro ou fora da comunhão dos santos reunidos ao
nome do Senhor no centro divino de Deus – onde Cristo está no meio.
Como o partir do pão é a reunião na qual
nossa comunhão à Mesa do Senhor é expressada (1 Co 10:16-17), os de “dentro” e os de “fora” devem ser marcados exteriormente de modo a distinguir
aqueles que estão em comunhão e aqueles que não estão. Aqueles que não estão
partindo o pão deveriam se sentar atrás. Isso era especialmente necessário nos
primeiros dias dos irmãos, quando as reuniões eram muito grandes. Sem isso,
seria difícil saber quem estava em comunhão e quem não estava e poderia levar à
confusão. Não há regra quanto a isso, mas todas as coisas devem ser feitas com
decência e ordem (1 Co 14:40). A. P. Cecil disse: “Não tenho dúvida de que os
de dentro e os de fora das assembleias devem ser externamente marcados e
mantidos distintos: caso contrário, haverá confusão”[1].
[1] A. P. Cecil, “The First Epistle to
the Corinthians” p. 23
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