terça-feira, 10 de julho de 2018

A Atitude Correta que a Assembleia Deve Adotar no Exercício da Disciplina Santa (Cap. 5:1-2)


A Atitude Correta que a Assembleia Deve Adotar no Exercício da Disciplina Santa
(Cap. 5:1-2)

Vs. 1-2 – Pode ser argumentado que os Coríntios até então não tinham recebido quaisquer instruções específicas para tal caso e, consequentemente, não sabiam o que fazer. Se fosse esse o caso, o apóstolo mostra que pelo menos poderiam ter tido a sensibilidade moral de se entristecerem sobre o ocorrido. Se eles tivessem se “entristecido”, e suplicado ao Senhor sobre isto, Ele teria agido por um ato de julgamento governamental, “para que fosse tirado do meio de vós aquele que tal ação praticou” (v. 2). Paulo estava se referindo ao Senhor levando essa pessoa para o céu por meio da morte. O apóstolo João referiu-se a essa mesma ação governamental, dizendo: “Há pecado para a morte” (1 Jo 5:16). O Senhor também falou disso quando disse: “Toda a vara em Mim que não dá fruto, Ele [Seu Pai] a corta” (Jo 15:2 – ATB). Veja também Tiago 5:19-20.
Isso mostra que entristecimento é a atitude apropriada que deve ser manifestada quando a assembleia local tem que lidar com o pecado em seu meio (Js 7:6-9; Jz 20:26). Cada indivíduo deve colocar a mão sobre seu próprio coração em julgamento próprio, percebendo que ele poderia ter cometido aquele pecado. Eles precisavam tratar o pecado como se deles fosse. Isso é chamado de “comer a oferta pelo pecado” (Lv 6:26; 2 Co 2:2-4). Somos chamados a julgá-lo na consciência de nossa própria pecaminosidade – “olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado” (Gl 6:1; 1 Co 10:12). Cada pessoa na assembleia deve se perguntar: “Contribuí de alguma forma para a queda da pessoa?” Estávamos cuidando adequadamente do caído? Teria ele sido pastoreado? Foi orado por ele? Nós lhe demos um exemplo piedoso?
Mas, em vez de se humilharem com tal coisa no meio deles, os Coríntios estavam “inchados”! Eles estavam bastante insensíveis a esse respeito. Sua carnalidade havia se manifestado não apenas na presença de divisões entre eles, mas também em sua extrema lassidão moral. Eles estavam ocupados com seus dons e se gloriando neles quando deveriam ter seus rostos no pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário