terça-feira, 10 de julho de 2018

4) FALHA EM COMPREENDER A LIBERDADE CRISTÃ EM RELAÇÃO À MORALIDADE (Cap.6:12-7:40)

4) FALHA EM COMPREENDER A LIBERDADE CRISTÃ EM RELAÇÃO À MORALIDADE
(Cap.6:12-7:40)

Uma vez que alguns em Corinto, em seus dias de não convertidos, haviam vivido de acordo com o estilo de vida corrompido e iníquo mencionado em 1 Coríntios 6:9-10, corriam o risco de cair em seus velhos hábitos e pecados. Isso leva o apóstolo a se empenhar em uma longa dissertação sobre o assunto da liberdade Cristã em relação à santidade e ao testemunho. Este será seu tema do capítulo 6:12 ao capítulo 11:1. Várias coisas precisavam ser abordadas neste grande tópico. Ele os toma sob dois títulos – moralidade (Cap. 6:12-7:40) e idolatria (Cap. 8:1-11:1).
Paulo primeiro aborda o assunto da moralidade em relação aos nossos corpos (Cap. 6:13-20); então em relação ao nosso cônjuge (Cap. 7) antes de passar a tratar com a idolatria. Ele usa sua própria vida como um exemplo de como os Cristãos devem se comportar em relação à liberdade, exceto no casamento.
Os santos de Corinto haviam entendido totalmente errado todo o assunto da liberdade Cristã. Eles pensaram que ela significava que poderiam satisfazer-se com aquelas coisas, morais ou espirituais, pelas quais Cristo sofreu e morreu para delas os libertar. Muitos estavam usando a sua assim-chamada liberdade Cristã para viver como quisessem. Isso teve um efeito sobre os outros na assembleia, de modo que a assembleia como um todo estava em um estado deploravelmente fraco. O apóstolo, portanto, trata do assunto com eles à luz do Senhorio de Cristo. O ensinamento de Paulo sobre a liberdade Cristã é muito necessário hoje em dia, pois a Igreja em geral está em um estado semelhante ao dos Coríntios. A liberdade Cristã é igualmente mal entendida e mal utilizada em nossos dias.

Simplificando, a liberdade Cristã não é liberdade para a carne agir. Liberdade não é licença. A verdadeira liberdade Cristã é a liberdade para o agir do Espírito que habita em cada crente – levando-o a viver não para si mesmo, mas para Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário