segunda-feira, 9 de julho de 2018

Três tipos de bom e três tipos de mau material

Três tipos de bom e três tipos de mau material

Vs. 12-13 – Os Coríntios precisavam entender que, embora alguns da assembleia tivessem assumido o papel de ensinar, isso não significava que estavam necessariamente trabalhando com a aprovação de Deus. Alguém pode estar fazendo (o que ele acha que é) uma obra para Deus, mas não é uma obra de Deus – isto é, Deus não é o Autor dela. Paulo, portanto, indica que há pessoas que podem trabalhar ou construir na casa de Deus com materiais que são totalmente inadequados. Boas intenções não são os critérios para a aprovação de Deus, mas se está de acordo com a verdade.
Ele se refere a três tipos de materiais bons que são figurativos do trabalho que alcançam a aprovação do Senhor.
  • “Ouro” – fala da glória de Deus; isto é, trabalhos que pertencem à exaltação da glória de Deus em Cristo.
  • “Prata” – fala da obra de redenção de Cristo (Êx 30:12-16); isto é, trabalhos que ajudam a estabelecer as almas nas bênçãos do evangelho.
  • “Pedras Preciosas” – fala da formação de Cristo nos santos de Deus (Ml 3:17); isto é, trabalhos que ajudam o aperfeiçoamento dos santos em sua caminhada com o Senhor.


Ele também se refere a três tipos de materiais maus que são figurativos do trabalho que não alcançarão a aprovação do Senhor. É triste dizer que os Coríntios haviam trazido todas essas três coisas para a assembleia.
  • “Madeira” – fala do que é natural e meramente humano (Am 2:9; Mc 8:24; Lc 3:9; Is 2:12-13, 7:2, 10:16-19).
  • “Feno” – fala do que é carnal (Is 40:6; 1 Pe 1:24).
  • “Palha” – fala do que é positivamente mau (Jó 21:17-18; Ml 4:1).


Nenhum comentário:

Postar um comentário