quinta-feira, 12 de julho de 2018

1) Verdadeiras “Manifestações Espirituais” Exaltam a Cristo (Cap. 12:1-3)


1) Verdadeiras Manifestações Espirituais” Exaltam a Cristo
(Cap. 12:1-3)

Vs. 2-3 – O primeiro grande princípio de ministério que o apóstolo estabelece é que todas as “manifestações” do Espírito exaltarão a Jesus como Senhor. Ele diz: “Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (v. 3). O Senhor também disse: “Ele [o Espírito] Me glorificará” (Jo 16:14). Portanto, a evidência da condução do Espírito no ministério na assembleia é que Cristo sempre será exaltado e nunca referido de maneira depreciativa. Ele sempre leva à confissão de Jesus como Senhor.
É significativo que nenhum espírito maligno registrado nos eventos da vida do Senhor nos quatro Evangelhos O tenha chamado Senhor. Contudo, isso não significa que pessoas falsas não possam dizer a palavra “Senhor” (por exemplo: Mt 7:21-23, 25:11). O ponto que Paulo está enfatizando aqui é que eles não reconhecerão a autoridade de Seu Senhorio.
Com este grande princípio em mãos, somos capazes de numa só vez, testar o espírito em que os homens falam na assembleia. Não é uma questão de distinguir se alguém é crente ou não, mas de testar o espírito em que os homens falam. A grande questão é: “O que eles dizem no ministério exalta a Cristo como Senhor?” Isso era importante naquela época porque o Novo Testamento ainda não existia, e os santos dependiam do ministério oral. O diabo procurou corromper este meio na Igreja primitiva, introduzindo falsas doutrinas na assembleia. Portanto, havia a necessidade de se julgar o que era dito – e ela existe ainda hoje. Para simplificar, quando alguém ministra a Palavra na assembleia, e Cristo é honrado nos comentários, é de Deus. Se Ele não é, não é de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário