sexta-feira, 13 de julho de 2018

4) O Espírito de Deus Deve ter Liberdade na Assembleia para Usar Quem Ele Deseja ao Realizar Manifestações Espirituais (Cap. 12:11)


4) O Espírito de Deus Deve ter Liberdade na Assembleia para Usar Quem Ele Deseja ao Realizar Manifestações Espirituais
(Cap. 12:11)

V. 11 – O quarto grande princípio do ministério Cristão é que quando os santos se reúnem em assembleia, o Espírito de Deus deve ter Seu devido direito de usar quem Ele deseja para falar. Os dons devem operar na assembleia pelo “mesmo” Espírito que distribuiu o dom para o indivíduo quando ele foi salvo. Paulo diz: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas [dons], repartindo particularmente a cada um como quer”. O Novo Testamento não conhece outra ordem para o ministério senão a orientação soberana do Espírito Santo na assembleia. As Escrituras pressupõem que os santos têm a fé necessária para confiar na condução do Espírito no ministério. Se permitirmos que Ele conduza na assembleia, Ele tomará todos os dons que houver em uma reunião de Cristãos e os usará para a edificação de todos.
O princípio é simples. O Espírito Santo está na assembleia procurando usar os dons como Ele escolhe para a edificação de todos. Esta é a ordem de Deus para o ministério Cristão. Infelizmente, o sistema clero/leigo feito pelo homem, presente na Igreja hoje, impede a livre ação do Espírito. Ele não pode usar cada homem separadamente como Ele escolhe, porque o denominacionalismo estabeleceu uma ordem de coisas onde um homem ocupa o lugar de conduzir a assembleia. Os homens falam de “conduzir” a adoração ou “conduzir” um serviço! A direção do Espírito Santo é negada em tal prática. Ele pode desejar chamar uma pessoa na reunião para o ministério, mas isso é bloqueado e impedido pela ordem humana. Em muitas denominações da Igreja hoje, os serviços são pré-arranjados – às vezes com dias de antecedência. Isto pode ser feito com boas intenções, mas não é a ordem de Deus para o ministério na assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário