quarta-feira, 11 de julho de 2018

O Princípio de Abrir-se Mão de “Direitos” para a Bênção dos Outros (Cap. 9:15-23)


O Princípio de Abrir-se Mão de Direitos” para a Bênção dos Outros
(Cap. 9:15-23)

Vs. 15-23 – Tendo estabelecido que ele tinha tais “direitos”, Paulo apressou-se em dizer: “Mas nós não usamos deste direito” (vs. 12, 15). Ele tinha o “direito” a tais liberdades, mas optou por não os exercer porque não queria fazer tropeçar qualquer pessoa a quem ele pregasse. Ele renunciou aos direitos para que pudesse alcançar mais almas. Ao contrário, trabalhou com Áquila e Priscila fazendo tendas (sua profissão comum) quando estava entre os Coríntios (At 18:1-2, 20:34; 2 Ts 3:7-9). Isso ilustra belamente o fato de que a vida e o serviço Cristão tem tudo a ver com fazer sacrifícios para outros; seu objetivo não é agradar a si mesmo. O Senhor Jesus é nosso grande Exemplo. Ele “não agradou a Si mesmo” (Rm 15:1-3).
Vs. 17-18 – Paulo se sentiu compelido a pregar o evangelho e o fez “voluntariamente” (JND). Ele se lançou ao ministério com abnegado abandono. Enquanto recusava recompensa material, sabia que não estava sem recompensa por seu trabalho. Ele podia se gloriar de que o evangelho era “de graça” e tinha a alegria de colher – vendo as almas sendo salvas.
V. 19 – Em certo sentido, recusar-se a exercer o seu “direito” deu-lhe maior liberdade. Isso o tornava “livre para com todos”, na medida em que não dependia de nenhum ser humano para ajuda financeira, e assim seria menos provável que fosse influenciado por seus desejos. Ao fazer isso, procurou se tornar um “servo de todos” para que pudesse “ganhar ainda mais” as pessoas pelo evangelho. Ele entregou seu direito de liberdade Cristã para alcançá-los e se fez “como” eles eram no que dizia respeito aos seus costumes. Ele se adaptaria àqueles a quem procurava alcançar com o evangelho se isso não comprometesse a verdade. Foi uma restrição voluntária de sua liberdade e apenas mostra o quão longe iria seu amor pelas almas para alcançá-las com o evangelho.
Vs. 20-21 – Quando estava tentando alcançar os “Judeus”, ele renunciaria seu direito à liberdade Cristã e se tornaria “como judeu”. Fez isso, diz ele, para que pudesse “ganhar os judeus... que estão debaixo da lei”. Nota: ele não diz que formalmente assumiu a posição de ser um Judeu novamente; ele diz que se tornou “como” um Judeu. Isso seria em relação a costumes, hábitos, dieta, etc. Reciprocamente, quando estava alcançando “os que estão sem lei” (os Gentios), ele seria como se estivera sem lei”. No caso de alguém poder pensar que isso incluía abandonar sua moral e viver como pagão, ele acrescenta em um parêntese: “Não como sem lei para com Deus, mas como legitimamente sujeito a Cristo” (v. 21 – JND). Isso significa que seguiria os costumes dos Gentios, tanto quanto pudesse, sem comprometer os princípios de santidade e espiritualidade. Este foi o tipo de sabedoria que conquistou almas (Pv 11:30); ela envolveu renúncia própria.
Vs. 22-23 – Paulo diz: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos”. Isto é, para aqueles que eram simples no entendimento dos assuntos divinos, ele teve o cuidado de descer as coisas ao seu nível ao comunicar-se com eles, usando termos mais simples para expressar a verdade. Ele se concentraria na verdade elementar com esses tais. Assim, adaptou-se às várias situações em que encontrou pessoas, mas, ao mesmo tempo, tomou cuidado para não comprometer princípios de santidade e verdade.
No capítulo 8, o amor não permitiria que o apóstolo fizesse algo que ofendesse a consciência de seus irmãos mais fracos. No capítulo 9, seu amor foi mais longe – além da comunidade Cristã – isso não lhe permitiu que fizesse coisas que fossem ofensivas para os incrédulos a quem ele testemunhou. Ao renunciar propositadamente aos seus direitos ou liberdades Cristãs para ganhar aqueles a quem ministrava, ele era um exemplo para os Coríntios do amor Cristão normal, sacrificando-se a si mesmo pela bênção dos outros. Isso mostra que todos esses direitos na liberdade Cristã devem ser subservientes aos interesses de Cristo e Seu testemunho no evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário