quinta-feira, 12 de julho de 2018

Os Princípios Envolvidos no Uso de Cobertura de Cabeça (Cap. 11:2-16)


Os Princípios Envolvidos no Uso de Cobertura de Cabeça
(Cap. 11:2-16)

O apóstolo começa imediatamente a explicar o significado da autoridade e seu sinal. Ele mostra que os atos de descobrir as cabeças dos irmãos e de cobrir as cabeças das irmãs são uma demonstração dos princípios envolvidos na confissão do Cristianismo. No Cristianismo, a “cabeça” de um homem (um irmão) representa Cristo, e a “cabeça” de uma mulher representa o homem. Ele diz: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo” (v. 3). Sendo assim, os irmãos devem descobrir suas cabeças quando assuntos divinos estiverem em discussão. Ao fazer isso, eles reconhecem que toda a glória pertence a Cristo. É um ato proposital da parte dos irmãos e deve ser feito com isso em vista, pois ele diz: “O varão pois não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus” (v. 7).
Por outro lado, uma mulher no Cristianismo representa a glória do homem. Diz: “A mulher é a glória do varão. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão. Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos” (vs. 7-10). O cabelo da mulher é um sinal da glória natural do primeiro homem. É seu véu permanente de glória e beleza (v. 15). O cabelo da mulher, portanto, deve ser coberto quando as coisas divinas estão em discussão por causa do que ele representa. Quando as irmãs usam uma cobertura de cabeça, elas estão dizendo que nós não reconhecemos o primeiro homem como tendo algum lugar no Cristianismo. É uma confissão de que o homem e sua glória não têm lugar nas coisas divinas.
Diz no versículo 5: “Mas toda mulher que ora ou profetiza …” Essas duas coisas cobrem toda a atividade de uma pessoa na esfera espiritual. Orar é a esfera do sacerdócio e profetizar é a esfera do ministério. Orar é para com Deus e profetizar é para com os nossos semelhantes. O cabelo da mulher, portanto, deve ser coberto quando uma dessas esferas estiver em exercício. Pode ser tanto quando ela está orando, ou quando está na presença de outro que está orando, acrescentando seu “Amém”, ou pode ser quando a Palavra de Deus está sendo ministrada.
O apóstolo acrescenta: “... por causa dos anjos” (v. 10). Deus estabeleceu certa ordem em Sua criação. Homens e mulheres Cristãos não devem negligenciar essa ordem, mas se lembrar de que são um espetáculo divinamente determinado. Os anjos, assim como os homens, estão aprendendo a multiforme sabedoria de Deus em Seus caminhos entre os Cristãos na Terra (1 Co 4:9; Ef 3:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário