segunda-feira, 9 de julho de 2018

3) Traz contaminação mundana à casa de Deus e uma perda de galardão (Cap. 3:10-17)

3) Traz contaminação mundana à casa de Deus e uma perda de galardão (Cap. 3:10-17)

Vs. 9-17 – Uma terceira consequência negativa ao se assimilar e apresentar sabedoria mundana é que ela traz corrupção para a casa de Deus, o que resulta em uma perda de galardão para o trabalhador.
O apóstolo mostra que, ao trabalhar na casa de Deus, é possível construir com material ruim que não alcançará a aprovação do Senhor. Isso leva o apóstolo a falar da qualidade do trabalho com que se deve laborar a fim alcançar a aprovação do Senhor. O trabalho de cada servo será revisto no tribunal de Cristo. Paulo aponta para o fato solene de que quando nossas obras forem revisadas, poderemos “sofrer detrimento”. Promover a sabedoria mundana e apoiar a divisão entre os santos é energia desperdiçada que de outra forma poderia ser usada para edificar a casa de Deus. Isso não resistirá ao teste do tribunal de Cristo. Todos os que agirem assim “sofrerão detrimento”.
V. 9 – Duas figuras são usadas para descrever a esfera na qual os servos do Senhor devem trabalhar para Ele. Uma é a “lavoura de Deus” (uma vinha); a outra é o “edifício de Deus” (uma casa). Eles apresentam dois aspectos da esfera do trabalhador. Os versículos seguintes enfocam particularmente o aspecto da casa (1 Tm 3:15).
Vs. 10-11 – Há dois aspectos para a assembleia como a casa de Deus. Primeiramente, os crentes são vistos como “pedras vivas” na casa (Mt 16:18; Ef 2:20-21; 1 Pe 2:5; Hb 3:6). Cristo é visto como o Construtor (Mt 16:18), e todos os que compõem a casa neste aspecto são verdadeiros. Em segundo lugar, há o aspecto da casa de Deus onde a profissão está incluída (Ef 2:22; 1 Tm 3:15; 2 Tm 2:20-21). Isto é, abrange todos os que professam Cristo, sejam eles verdadeiramente salvos ou não. Os homens são vistos como tendo parte no edifício e, portanto, existe a possibilidade de materiais ruins estarem na construção da casa. Paulo diz: “mas veja cada um como edifica sobre ele”. Tudo o que é construído deve estar de acordo com “o fundamento”, que é o próprio Cristo, a fim de alcançar a aprovação de Deus (v. 11). Isso significa que há responsabilidade ligada em se trabalhar na casa de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário