sexta-feira, 6 de abril de 2018

A Causa da Divisão A intromissão da Sabedoria Humana na Assembleia (Caps. 1:17-3:17)

A Causa da Divisão A intromissão da Sabedoria Humana na Assembleia
(Caps. 1:17-3:17)

Nos capítulos 1:17-2:16, Paulo traça a causa de tais cismas entre os Coríntios até sua origem – a intromissão da sabedoria humana na assembleia. Sendo convertidos do mundo, os Coríntios trouxeram excesso de bagagem consigo. Os gregos tinham suas várias escolas de filosofia às quais eles se reuniam, e esses queridos santos achavam que no Cristianismo acontecia o mesmo. Mas estavam totalmente enganados. O triste fato é que tais coisas apenas levaram à formação de partidos entre eles. Sendo este o caso, Paulo passa a expor a futilidade da sabedoria do homem nas coisas de Deus.
V. 17 – “A cruz de Cristo” é a resposta de Deus à sabedoria do mundo. O apóstolo aponta para a cruz para mostrar aos Coríntios que ali toda sabedoria humana foi julgada por Deus e, portanto, não tem lugar na assembleia. (Não estamos nos referindo ao conhecimento que o homem adquiriu nos campos da ciência, medicina, tecnologia, etc., mas a assim chamada sabedoria do mundo e filosofias da vida – aquelas coisas que pertencem aos valores essenciais da vida – morais e espirituais).
A cruz permanece como a prova suprema da loucura da sabedoria humana. Os homens, em sua assim chamada sabedoria, olharam para Cristo quando Ele veio a este mundo e não viram valor n’Ele, e clamaram por Sua crucificação! Paulo, portanto, não daria a ela qualquer lugar em sua pregação e ensino, e exortou os Coríntios a fazerem o mesmo. Nem devemos dar a ela lugar em nosso ministério. A sabedoria deste mundo não tem lugar na assembleia. Se o evangelho for para ser comunicado por métodos da sabedoria do homem, então a cruz de Cristo é feita “vã” (“sem efeito” – KJV), porque o propósito da cruz é glorificar a Deus sobre a questão do pecado e executar julgamento sobre tudo o que é do homem na carne – incluindo sua, assim chamada, sabedoria. O evangelho anuncia que toda essa filosofia e sabedoria humanas foram julgadas na cruz; como então poderíamos implementá-las em nossa pregação e serviço para o Senhor?
Para enfatizar isso, o apóstolo segue adiante mostrando a futilidade da sabedoria do homem:

  •  Primeiramente, na comunicação do evangelho a almas perdidas (cap. 1:18-31).
  •  Em segundo lugar, no ensinamento da verdade de Deus aos santos (cap. 2:1-16). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário